Como já referi em cima, neste período desenvolvi este trabalho individualmente, que consistia em criar uma história onde ía mostrando algumas dificuldades encontradas em cada um dos trabalhos bem como os trabalhos desenvolvidos.
Este trabalho, como os outros, tinha certas e determinadas técnicas e efeitos obrigatórios: 5 cenas num total de 5 minutos, explorando as técnicas "motion tween", "color tween", "shape tween", "motion guide", efeitos e três botões.
A história detalhada do meu trabalho é a seguinte:
Começa com um botão vermelho que diz “Não carregues sem passar o rato” isto porque quando se passa o rato ele fica verde e diz “ok”, sendo agora possível ver a animação.
Este botão foi criado do seguinte modo:
Desenhei um círculo vermelho, com o lado direito do rato cliquei por cima da imagem, fiz "converter em símbolo", aí abre uma janela onde escrevi o "nome do botão", e escolhi a opção "botão". Fechei a janela, fiz dois cliques em cima da imagem, ela abre uma "linha de tempo" onde fiz nas quatro opções “Inserir quadro-chave”, na segunda opção que tem como nome “over” mudei a cor para verde e a mensagem do botão para ok. Fui para a camada do botão e nela fiz "acções" da camada onde escolhi "stop();" para que a animação parasse ali. Para que ela continuasse para onde eu queira fui a "acções" do botão e escrevi “on (release){gotoandplay (“cena seguinte”,1)}” e assim continuava a animação depois de se clicar no botão criado.
Depois de se clicar no botão acima descrito aparece um chão com uma espécie de lomba, uma bola que tem o efeito de "shape tween", a seguir uma rapariga com o efeito "color tween" e o movimento é dado por um efeito pre-definido do flash, ela estica um braço com o efeito "shape tween", empurra a bola que sobe a lomba e depois desce com o efeito "shape tween", enquanto isto a boneca vai ver o que se passa quando a bola cai com o efeito "shape tween" quando desce e cai no chão a bola aumenta com o efeito "shape tween" ocupando o ecrã todo de onde se revela um olho que pisca com o efeito de "shape tween" daí começam a aparecer quatro labirintos com a boneca no inicio de cada um e o ícone dos programas onde foram tratados os trabalhos ao longo deste ano lectivo na disciplina.
O "shape tween"é quando se pode interpolar formas, fazer aparecer uma forma a mudar para outra forma ao longo do tempo, também se pode interpolar o local, tamanho e cor das formas.
Por exemplo:
Desenhar na frame 1 uma bola no início do palco, fazer "inserir quadro-chave" até à frame 10 e nesta pôr a mesma bola no fim do palco, seleccionar a camada e com o lado direito do rato escolher a opção "criar interpolação clássica" e quando se faz "enter" o flash faz o movimento do início ao fim e, assim, tem-se uma "shape tween".
O "color tween" é quando a animação ou objecto ao longo do tempo muda de cor.
Por exemplo
Na frame 1 desenha-se uma bola amarela, com o lado direito do rato faz-se "inserir quadro-chave", e na frame 10 pinta-se essa mesma bola de azul e põe-se noutro local da janela, com o lado direito do rato escolher a opção "criar interpolação clássica" e quando se faz "enter" o flash faz essa passagem de cor graduadamente.
Cada um dos quatro labirintos tem um botão que dá para cada um dos trabalhos feitos: o primeiro para o blogger, o segundo para o trabalho de imagem desenvolvido no Gimp, o terceiro para o trabalho de som desenvolvido no Audacity e o quarto para o trabalho de vídeo desenvolvido no Premiere.
Aqui também aparece um texto que diz "Tu escolhes, tu decides" para que as pessoas saibam que ´têm de fazer ali qualquer coisa para que a animação continue.
Os labirintos falados foram recriados segundo esta imagem:
http://thumbs.dreamstime.com/thumb_376/1237352376LZUON4.jpg
http://thumbs.dreamstime.com/thumb_376/1237352376LZUON4.jpg
No fim da página, no canto inferior esquerdo, tem uma seta que diz "saltar fim", é um botão que salta para o fim da animação, não obrigando as pessoas a ver os trabalhos.
Quando se escolhe o primeiro labirinto, o do blogger, ele abre uma cena nova onde o labirinto fica na página toda e onde a rapariga do início o percorre com o efeito de "motion guide" e como som de fundo tem sons de passos. Quando chega ao fim a animação vai ter à pagina da Internet do blog conseguido através de um "botão".
Este "botão" é conseguido da seguinte forma:
Escolhe-se o símbolo que se quer que seja o botão, neste caso o simbolo do Blogger, com o lado direito do rato escolhe-se a opção "converter em símbolo...", muda-se o "nome" do botão e escolhe-se a opção "botão". Fecha-se esta janela e com o símbolo seleccionado vai-se a "Janela" e depois de se escolher a opção "comportamentos" é aberta uma nova janela onde se clica na ferramenta "+" a azul e se escolhe a opção "web", escreve-se o site para onde se quer ir e "ao soltar" a animação vai para essa página.
Neste mesmo labirinto tem um "botão voltar" que volta à janela dos labirintos caso não se queira ver o blog.
O segundo labirinto, o do Gimp, abre igualmente uma nova cena onde o labirinto fica na página toda e onde a rapariga o percorre com o efeito "motion guide" e como som de fundo tem sons de passos. Quando chega ao fim do labirinto abre-se outra cena onde se encontra o painel elaborado no trabalho de imagem e neste existem três botões que dão cada um para os excertos da vida de cada um dos patronos.
Antes de se ouvir estes excertos aparece a assinatura digital, no canto superior esquerdo, que acompanhada pela assinatura sonora e com o efeito de "motion guide" e "scale" faz o movimento de cima até ao local da assinatura do painel.
Aqui também tem um "botão voltar" que volta à janela dos labirintos para o caso de não se querer ver nem ouvir esta parte da animação.
"Scale" é quando o objecto muda de tamanho.
Por exemplo:
Na frame 1 desenha-se o objecto grande, com o lado direito do rato escolhe-se a opção "inserir quadro-chave" até à frame 10, nesta põe-se o mesmo objecto mais pequeno e noutro local da janela. Faz-se "criar interpolação clássica" e quando se faz "enter" o flash faz esse movimento do inicio ao fim.
No terceiro labirinto, o do Audacity, abre igualmente uma nova cena onde o labirinto fica na página toda e onde a rapariga o percorre com o efeito "motion guide" e como som de fundo tem sons de passos. Quando chega ao fim do labirinto abre-se outra cena onde se ouve o som elaborado no trabalho de som.
Aqui também tem um "botão voltar" que volta à janela dos labirintos para o caso de não se querer ouvir esta parte da animação.
O "motion guide" é um movimento com um caminho pré-definido pela pessoa que faz a animação do objecto com curvas, rectas, zig-zags ou circulos.
Por exemplo:
Desenha-se uma bola, selecciona-se e com o lado direito do rato faz-se "criar guia de movimento", clica-se duas vezes no objecto, pega-se na ferramenta da caneta e com ela desenha-se o movimento que se quer que ela faça, vai-se para a janela principal e o flash faz o movimento desenhado.
No quarto e último labirinto, o do Premiere, tem uma cena onde o labirinto fica na página toda e onde a rapariga o percorre com o efeito "motion guide" e como som de fundo tem sons de passos. Quando chega ao fim do labirinto abre-se outra cena onde se vê o vídeo elaborado no trabalho de vídeo.
Aqui também tem um "botão voltar" que volta à janela dos labirintos para o caso de não se querer ouvir esta parte da animação.
Depois destes trabalhos vidos e ouvidos tem um botão que diz "saltar fim", onde tem a rapariga que dá a volta ao labirintos com o efeito de "motion tween", passando por todos e não escolhendo nenhum vai ter ao quarto para enviar os trabalhos realizados.
O "motion tween" é quando se faz o movimento do símbolo de uma posição para a outra.
Por exemplo:
Na frame 1 e no inicio da janela desenha-se uma bola, até à frame 10, com o lado direito do rato "inserir quadro-chave", põe-se o simbolo do fim da janela, selecciona-se a camada e escolhe-se a opção "criar interpolação de movimento" e clicando-se "enter" o flash faz esse movimento do inicio ao fim.
Todas as opções "voltar" e "saltar fim" têm como acção "stopallsounds();" para que quando estas são pressionadas não se fique a ouvir os sons que estavam a dar antes.
Entra no quarto com o efeito "shape tween", senta-se no computador e a guardar e a enviar os trabalhos realizados.
Entra no quarto com o efeito "shape tween", senta-se no computador e a guardar e a enviar os trabalhos realizados.
Acompanhando os movimentos do clicar no teclado e no rato ouve-se os sons desses cliques.
Enquanto está a guardar aparece como fundo o computador, onde numa ponta tem uma pasta e na outra uma folha que se move até à pasta com o efeito de "motion tween".
Aparece a mensagem "guardado" no ecrã do computador que tem como som de fundo um "plim".
Depois aparece o site "www.megaupload.com" com o efeito de "frame by frame" e é há uma tentativa de enviar os trabalhos. A barra que aparece no ecrã tem uma "shape tween" e quando acontece um erro ouve-se como som de fundo um grito e tenta-se enviar de novo, ao tentar aparece a mesma barra com o mesmo efeito e finalmente é enviado e ouve-se um "yeah" como som de fundo.
Por fim escolhe a opção "encerrar" e aparece uma mensagem "tem a certeza que pretende encerrar o computador?" e é premido a opção "sim" e aqui ouve-se o som do "windows" a desligar.
O computador fica cinzento como se já estivesse desligado.
É mostrado novamente o quarto, a rapariga levanta-se e enquanto anda em direcção à porta ouve-se o som de passos e tem o efeito de "shape tween", fecha a porta e apagam-se as luzes, ficando tudo preto e acaba assim a animação com o fundo preto, com a palavra "fim" em branco e a minha assinatura, que conforme foi dito no trabalho de imagem, iria ser útil em trabalhos futuros.
Todos os sons wave que se ouvem na animação foram retirados do seguinte site:
http://www.freesound.org/
Sendo assim, e para acompanhar a explicação, mostro-vos aqui a minha animação:
Para uma melhor compreensão das técnicas e efeitos usados, entre outros, deixo aqui estes tutoriais que podem ser muito úteis:
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